domingo, 8 de janeiro de 2012

Barcelona alcança centésimo gol na temporada, mas empata clássico e Real comemora

http://pt.uefa.com/MultimediaFiles/Photo/competitions/DomesticLeague/01/73/97/18/1739718_w2.jpgQuando o Barcelona estava próximo de chegar a mais uma vitória no Campeonato Espanhol, a cinco minutos do fim um reserva fez os três pontos escaparem da equipe azul e grená no Clássico da Catalunha. Depois de Cesc Fábregas abrir o placar no primeiro tempo, Alvaro, a cinco minutos do fim, empatou o jogo para o Espanyol em 1 a 1. Placar que faz o Barça ver o líder Real Madrid mais distante na ponta.

A postura do Barcelona parecia típica de seus melhores desempenhos. O time ignorou o mando de campo rival e quis furar seu bloqueio com sua boa troca de passes. No entanto, a primeira chance foi do Espanyol, em cruzamento de Sergio Garcia que Verdú tentou duas vezes - e foi parado por defesa de Valdés e intervenção de Piqué. O Barcelona respondeu com um passe de Sanchez que Iniesta não alcançou, e chegou a comemorar aos 13 minutos um gol de Sanchez. Euforia curta, pois Messi interceptou o passe de Álvarez com a mão e o bandeirinha anulou.

Dois minutos depois, o Barça teve um gol legítimo para comemorar. O brasileiro Daniel Alves recebeu passe na direita e cruzou para Cesc Fábregas cabecear. Pela centésima vez, a equipe azul e grená mandou uma bola para a rede na temporada.

Depois de sofrer o gol, o Espanyol se lançou ao ataque, e apareceu com perigo principalmente por erros de marcação do setor defensivo do Barcelona. Só que o único momento em que se aproximou do empate foi em chute de Romaric que Abidal se desdobrou para salvar. O Barcelona quase chegou ao intervalo com placar folgado, graças a boas jogadas armadas por Iniesta, tentativas de Sanchez e a uma bela jogada de Fábregas, que entortou um zagueiro mas chutou em cima de Álvarez.

http://pt.uefa.com/MultimediaFiles/Photo/competitions/DomesticLeague/01/73/97/34/1739734_w2.jpg

Mauricio Pocchettino promoveu uma alteração no intervalo, mas de início o panorama teve poucas mudanças. O time azul e grená continuou a usar a habilidade de seu meio de campo para chegar à área adversária, e o time de El Prat seguiu tendo em Verdú sua melhor válvula de escape (em passes e em chutes). E, curiosamente, também aos 13 minutos, os visitantes tiveram um gol bem anulado - Daniel Alves estava impedido.

Aos poucos, o Barcelona passou a cadenciar a partida, ficando à espera do ataque adversário. Uma cobrança de Xavi que passou por cima do gol e um chute de Messi que parou na trave foram as únicas chances claras. Enquanto isto, o Espanyol tentava superar suas limitações, em chutões e passes de longa distância. Até conseguir seu ponto a cinco minutos do fim. Num cruzamento para a área, Thievy deu um leve desvio de cabeça, e Alvaro marcou, sem chances para Valdés.

Vendo os três pontos escaparem, o Barcelona reclamou de um pênalti em grande oportunidade nos acréscimos. Fábregas avançou livre, carimbou uma bola na trave e, na sobra, Pedro chutou em direção à rede, mas o zagueiro desviou com a mão. O Espanyol ainda teve chance de sair com a virada, numa cabeçada que passou por cima do gol de Valdés. Mas não fez diferença.

No jogo do gol 100 na temporada do Barcelona, a torcida no Estádio Cornellá-Prat é que comemorava o sabor da vitória em arrancar o empate em 1 a 1 com o Barça no clássico catalão.

Com informações do LANCEPRESS
Foto: UEFA/Getty Images

0 comentários:

Postar um comentário